Gazeta Japan

Gazeta Japan

Crise Financeira

Índice Nikkei cai mais de 800 pontos em um momento; Influenciado pelo mercado dos EUA

No dia 8 de agosto, o índice Nikkei da Bolsa de Valores de Tóquio recuou, encerrando o pregão a 34.831,15 ienes, uma queda de 258,47 ienes (0,74%) em relação ao fechamento do dia anterior. O mercado seguiu a tendência de queda das principais bolsas de valores dos Estados Unidos no dia anterior, onde em um momento, o índice Nikkei chegou a cair mais de 800 pontos. Embora tenha havido uma recuperação parcial posteriormente, o mercado continuou a apresentar movimentos instáveis.

No dia 7 de agosto, o mercado de ações dos Estados Unidos sofreu uma queda generalizada, influenciada pelo aumento dos juros de longo prazo, após um leilão de títulos do governo ter um resultado fraco. O índice Dow Jones, composto por grandes empresas, caiu 234,21 pontos (0,60%) em relação ao fechamento do dia anterior. O índice Nasdaq, focado em ações de tecnologia, caiu 1,04%, e o S&P 500, que abrange uma ampla gama de grandes empresas americanas, recuou 0,77%.

朝日新聞デジタル

10 de Agosto de 2024

Seguindo essa tendência, o mercado de Tóquio no dia 8 de agosto começou com uma predominância de vendas logo após o início das negociações, abrangendo uma ampla gama de ações. Embora tenha havido um movimento de compra e recuperação, o mercado voltou a cair, registrando sua primeira queda em três pregões.

O índice Nikkei já havia registrado sua maior queda histórica em termos de pontos no dia 5 de agosto, com uma baixa de 4.451 ienes. No dia seguinte, houve uma recuperação significativa, com uma alta de 3.217 ienes, a maior alta já registrada, demonstrando a volatilidade do mercado. No dia 7 de agosto, o vice-presidente do Banco do Japão, Shinichi Uchida, afirmou que “não haverá aumento nas taxas de juros em uma situação de instabilidade no mercado financeiro”. Essa declaração, que rejeita a ideia de um aumento precoce nas taxas de juros, ajudou o índice Nikkei a subir temporariamente. No entanto, as preocupações com a desaceleração da economia americana ainda não foram dissipadas, e o mercado de ações continua apresentando movimentos voláteis.

Fontes de Matéria

Texto: https://www.asahi.com/articles/ASS880D3RS88ULFA001M.html

Imagem: Abrir Imagem

Mais Recentes